O voo das aves

O voo das aves é o resultado do esforço coletivo de todos os usuários que inseriram e inserem valiosas informações que beneficiam não somente aos demais usuários, mas como toda a comunidade de observadores de aves, ornitológica e visitantes em geral. A todos os que dispensaram um pouco do seu tempo para compartilhar o seu conhecimento muito obrigado.

Introdução

As aves são os seres que melhor se adaptaram à capacidade de voo. Embora diversos outros seres vivos têm a mesma particularidade a evolução dos membros superiores em asas colaborou para a expansão das aves por praticamente todas as regiões do planeta.

A anatomia do voo

Tipos de voo

Correntes de ar
  1. Peneiragem ou voo peneira
  2. Voo ondulado

Técnica de voo em que a ave sobe e desce no ar lembrando o movimento de uma montanha-russa. Utilizida pelos grandes predadores para vasculhar áreas nas copas das árvores ou outros locais sobrevoados a procura de suas presas.

  1. Voo picado
  2. Wiffling

Manobra em que a ave desse em rápido e vertiginoso voo logo após avistar um poleiro ou local de seu interesse ou quando a ave predadora avista uma presa e parte de um voo planado em sua direção valendo-se dessa manobra. As aves de rapina se utilizam dessa manobra em ações de caça. Os urubus costumam praticá-la quando produzem um som como avião a jato.

O voo de libração dos beija-flores

Aves que não voam

Referencias